Escola municipal ganha certificado de Cárie Zero

A Escola Municipal Luis Pereira Costa, localizada no bairro Dois de Julho, recebeu novamente, na manhã desta sexta-feira (20/10), a visita do Programa Odontomóvel, desta vez para a cerimônia de encerramento. O evento foi marcado pela entrega do certificado de saúde bucal Cárie Zero e contou com a presença do prefeito Antonio Elinaldo, secretários municipais, professores, pais e alunos.

Durante os quatro meses em que ficou na escola, o programa Odontomóvel, que é uma parceria entre a empresa Ford, Serviço Social da Indústria (SESI) e Prefeitura de Camaçari, realizou 1.637 procedimentos clínicos e concluiu 323 tratamentos. “Camaçari foi o primeiro município escolhido e que abraçou este projeto, e as secretarias têm um papel muito importante de permitir este nosso acesso às escolas”, contou a supervisora de assuntos corporativos da Ford, Magnólia Borges.

O prefeito Antonio Elinaldo também esteve presente na cerimônia e falou sobre a parceria entre o programa e a prefeitura. “Ver estes sorrisos significa que o trabalho que estamos fazendo nas escolas está no caminho certo. E essa parceria é um fruto disso”, disse.

A secretária da Educação (Seduc), Neurilene Martins, falou da importância da saúde bucal para o bem estar da criança e adolescente nas escolas. “Esse projeto é bastante inspirador para as políticas públicas de Camaçari porque articula saúde e educação, porque ao cuidar da saúde bucal, impacta na autoestima deles e na consciência do auto cuidado”, falou.

O secretário da Saúde, Elias Natan, aproveitou para pontuar o trabalho da pasta na área odontológica. “Este é um dos segmentos que mais tem avançado na cidade, haja visto que reativamos 50% das salas odontológicas e o Centro de Especialidades Odontológicas, criamos o serviço de atendimento 24 horas na orla, gerando uma importante promoção da saúde bucal no município”, ressaltou.

Os meninos e meninas também adoraram, como Pietro Xavier, de 9 anos, que achou o espaço aconchegante. A mãe dele, Gildete Guimarães, ficou feliz com o resultado. “Meu filho já foi ao dentista antes e ficou assustado com os aparelhos. Já no Odontomóvel ele se sentiu mais à vontade”, contou.

A experiência também foi positiva para as dentistas Paloma Castro e Luciana Fonseca, que atenderam as crianças. “Assim que a gente chegou na escola fomos muito bem recebidas, tanto pelos professores, quanto pelos alunos”, falou Paloma. “Os pais participaram também. Foi maravilhoso a resposta deles. Muito gratificante”, disse Luciana.

O Odontomóvel concluiu, depois de quatro meses as suas atividades na Escola Luis Pereira Costa e segue para a Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, em Abrantes.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Camaçari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*