Segunda etapa do Enem na Bahia tem pouco mais de 34% de abstenção

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, realizado no domingo (12), teve abstenção de 34,2% na Bahia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são preliminares, e poderão sofrer alterações após checagem do instituto. No Brasil, a abstenção foi de 32%.

O índice de abstenções nesse segundo dia de provas ficou um pouco acima da primeira etapa, que foi de 32,4%. Conforme o Inep, a Bahia teve 490.241 mil inscritos este ano. Do total, 331.402 mil fizeram as provas da primeira etapa e seguiram para a segunda etapa.

O número de inscritos na Bahia neste ano foi 26,2% menor que no ano passado. Em 2016, o estado teve 664.698 participantes no Enem.

O gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado pelo Inep até 16 de novembro. O Boletim de Desempenho será divulgado em 19 de janeiro para os participantes regulares.

Suspeita de fraude

Durante a prova de domingo, a Operação Passe Fácil da Polícia Federal cumpriu 62 mandados judiciais, sendo 31 de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva, para investigar fraudes no exame.

Além da Bahia, as ordens também foram cumpridas nos seguintes estados: Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com o Inep, no total, 853 candidatos acabaram eliminados do Enem 2017, sendo 842 por descumprimento de regras do edital, nove por detector de metal e dois que se recusaram a coletar dados biométricos.

No primeiro dia, foram 273 desclassificados. Os demais 580 foram eliminados no segundo dia.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*